Tipos de servidor: qual deles você utiliza?

Descubra quais são os diferentes tipos de servidores que você pode usar para hospedar o seu site

tipos-servidor

Para hospedar um site é necessário pensar em alguns fatores e o servidor é um deles. Para quem não conhece, o servidor é um sistema de computação centralizada que fornece serviços a uma rede de computadores. Esse sistema é importante para hospedar arquivos, trafegar informações e manter tudo isso em segurança.

Como sabemos que essa não é uma decisão simples, enumeramos os principais tipos de servidores disponíveis no mercado.

Conheça os tipos de servidor

Saiba quais são os diferentes tipos de servidor e veja se sua empresa possui um servidor que melhor atenda as suas necessidades.

Servidor compartilhado

Este é o tipo mais utilizado, geralmente mantido por uma empresa especializada em hospedagem de sites. Nele, há espaço e recurso suficientes para serem compartilhados com outras empresas. É indicado para a maioria dos sites institucionais e blogs que não possuem muitos acessos. Com este tipo de servidor, você tem suporte e monitoramento da empresa responsável sem que precise se preocupar com isso. A maior vantagem do servidor compartilhado é o baixo custo.

Cloud Hosting

Também conhecido como hospedagem em Cloud ou grid hosting, ele cria dentro de um servidor uma máquina virtual. Porém, ao invés de estar contida em um único servidor, seus recursos estão espalhados por diversos com processamento compartilhado, o que reduz os custos na contratação dos recursos de Tecnologia da Informação (TI), por ser oferecido por um modelo de serviços.

Virtual Private Servers

O VPS também cria uma máquina virtual dentro de um servidor, permitindo customizar praticamente todas as configurações. Essa modalidade é mais segura em caso de instabilidade do servidor. O VPS é ideal para pessoas e empresas com necessidades específicas que não são atendidas por um servidor comum.

Reseller hosting

É um servidor compartilhado, sendo possível revender a hospedagem aos seus clientes. A grande vantagem do modelo é que os recursos de espaço e tráfego são superiores a uma hospedagem compartilhada, além de tornar possível criar diversos painéis de controle, independentes e customizados.

Servidor Dedicado

Com o servidor dedicado é possível alugá-lo inteiro, sem necessidade de dividi-lo com outras empresas. É totalmente gerenciável e indicado para sites com alto volume de tráfego, como SAP, ERP e e-commerces. Quando se tem um servidor dedicado é preciso ter um técnico próprio para gerenciar a máquina, ao contrário do que acontece com o compartilhado, onde a responsabilidade é da empresa proprietária do servidor.
Para quem deseja montar o seu próprio site, o Presença Web, da Embratel é a solução ideal. Com ele, além de montar a sua página de maneira fácil e simples, você também conta com um servidor para a Hospedagem Embratel no qual é possível armazenar informações como texto, fotos e vídeos.

Gostou do artigo? Comente.


Comente o que achou