Saiba como deixar sua caixa de entrada mais organizada

Saiba como aproveitar melhor as ferramentas de organização da sua caixa de entrada

como-organizar-caixa-de-entrada

Todos os dias recebemos e-mails constantemente, dos mais diversos possíveis. Quem utiliza o correio eletrônico pessoal e corporativo recebe um número maior de mensagens para organizar. O Gmail oferece grande espaço para armazenamento, possibilitando que você acumule de maneira desmedida muitos e-mails em sua caixa de entrada. O que dificulta um pouco na hora de identificar o que é mais importante. Dessa maneira, se torna um pouco trabalhoso organizar os mais variados assuntos.

Pensando nisso, o Gmail desenvolveu muitas ferramentas que te auxiliam na hora de organizar sua caixa de entrada. Confira.

Marcadores

São ideias para quem costuma receber mensagens de diversos grupos como, trabalho, família, amigos, entre outros. Os marcadores são uma maneira muito prática de organizar e classificar os grupos pertencente dos e-mails que chegam. Por exemplo, você pode atribuir a mensagem que seu amigo te enviou ao marcador “Amigos”. Para definir o rótulo, basta acionar o botão Marcadores e escolher um nome para categorizar os grupos que você deseja designar os e-mails.

Faça uso dos filtros

Os filtros complementam os marcadores, disponibilizando categorias de mensagens que serão exibidas como guias de sua caixa de entrada. Ative esta função por meio do comando Configurações>Configurar caixa de entrada. Após, defina quais filtros deverão classificar as mensagens que você recebe. As mensagens que não são discriminadas serão exibidas normalmente na caixa “Principal”, categoria padrão do Gmail.

Marcador alternativo

Os marcadores por rótulos não são a única opção disponível para classificar os e-mails que você recebe na caixa de entrada. O Gmail disponibiliza de modo mais simples, estrelas coloridas como forma de marcação. Ao acessar o campo Configurações>Estrelas, você encontrará 12 opções de estrelas coloridas para identificar os seus e-mails e marcá-los de medo alternativo.

Arquivar

É provável que em alguns momentos a sua caixa de entrada esteja cheia de e-mails não lidos. Caso você queira esvaziar sua caixa de entrada e lê-los em outro momento, o Gmail oferece o recurso para o arquivamento desses e-mails.

Selecione o botão “Arquivar” no alto da página e a conversa sairá da caixa de entrada. Ao selecionar a função “Todas as Mensagens”, você localizará todos as mensagens novamente.

Várias caixas de entrada

Outra maneira de organizar seu correio eletrônico é criando várias caixas de entrada. Esse recurso é mais complexo mas extremamente útil para quem deseja organizar de forma mais minuciosa.

Acione “configurações”, selecione “labs”, procure por “várias caixas de entrada” e habilite a função. Essa atribuição permite que você subdivida sua caixa de entrada, atribuindo os e-mails que recebe, de acordo com o critério determinado.

Qual função você utiliza para organizar sua caixa de entrada? Comente!


Comente o que achou