Site fora do ar? Saiba como diagnosticar o problema

Um site fora do ar gera muitos problemas e, se não for reparado rapidamente, pode trazer grandes prejuízos. Saiba como identificar o problema e corrigi-lo.

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Quem já se frustrou ao visitar um site e perceber que estava fora do ar? Em alguns casos, oscilações da conexão podem causar a impressão de que a página não está funcionando conforme o esperado. Porém, se ao atualizar a página você perceber que o erro se mantém, é sinal que algo errado pode estar acontecendo com o seu site.
Confira algumas dicas para descobrir o que deixa seu site fora do ar:

Certifique se seu site está realmente off-line

Existem alguns sites na internet que te ajudam a verificar o status do seu site ou servidor. Com eles é possível identificar se o site está fora do ar somente para você (o que pode ser um problema de conexão com a internet) ou se está fora do ar para todas as pessoas.

Uma maneira à moda antiga é verificar se o site está fora do ar com o prompt de comando do computador.

Com o Windows, entre no Menu Iniciar, digite “cmd” no campo de pesquisa e aperte Enter. Dentro do prompt, digite “ping” junto com o endereço do site ou IP do servidor que você deseja acessar para medição, exemplo: ping www.dnadoempreendedor.com.br

Caso você use o MAC OS X, abra Aplicações > Utilitários > Terminal e faça o mesmo procedimento, escreva “ping + o site que você quer verificar”.
Após digitar ping + site e pressionar Enter. Caso apareçam quatro linhas escritas: “Resposta de…”, então o site está online. Caso contrário, você verá que a sua solicitação expirou.

É importante ressaltar que alguns sites recusam pings, por isso pode não funcionar. Mas para a maioria das páginas, esse recurso é confiável.

O que fazer se, mesmo com o site verificado na ferramenta citada, você ainda não o enxergar:

Talvez o problema esteja no seu computador. Caso seja isto, você precisará fazer uma limpeza de cookies dentro do seu navegador e computador. Para isso, siga os passos:

  1. Limpe os arquivos temporários da Internet. Abra o navegador, clique em “Ferramentas” e depois em “Opções da Internet”. Uma nova janela se abrirá. Na guia geral, clique em “Excluir cookies” e aperte OK. Depois clique em “Excluir Arquivos” na próxima janela que abrir e dê OK. Em seguida, vá em “Histórico”. Para limpá-lo, deixe o número que está à esquerda em 0 – normalmente este número é 20.
  2. 2.  Abra o Prompt de comando em:
    Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Prompt de comando
    Abra, digite “ipconfig/flushdns” e dê enter.
  3. 3. Para reforçar ainda mais a limpeza, acesse:
    Iniciar > Painel de Controle > Conexões de Rede. Você encontrará um ou dois ícones. Clique com o botão direito em cada um deles e selecione a opção “Reparar”. Faça isso em todos os ícones que aparecer dentro das conexões de rede.
  4. 4. Por fim, desligue o seu computador e modem por dois minutos. Ligue e faça o procedimento novamente.

Caso ainda estiver com problemas após esses procedimentos, sugerimos que entre em contato com a sua provedora de acesso à Internet e explique sua dificuldade.

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