WhatsApp empresarial: por que ter?

O Whatsapp empresarial facilita e baixa os custos do contato com clientes

Whatsapp corporativo como serviço de atendimento ao cliente

O Whatsapp, aplicativo de mensagens instantâneas, tornou-se tão popular que possuir um contato na aplicação faz parte do cotidiano brasileiro. Embora ele não seja o único aplicativo de mensagens instantâneas, o Whatsapp possui mais usuários do que seus concorrentes, como o Telegram e o Viber.
Considerando o alto índice de adesão dos usuários, não demorou para que surgissem estratégias de marketing envolvendo o aplicativo. Com uma mudança nas políticas de privacidade, em 2016, após ter sido comprado pelo Facebook, o Whatsapp ofereceu a sua versão corporativa, através da qual, empresas deveriam pagar para falar com seus clientes. Saiba por que ter um Whatsapp empresarial e o que esperar dele.

Alto alcance

Após ter sido adquirido pelo Facebook, o Whatsapp, já emergente, alcançou a marca de mais de 1 bilhão de usuários ainda em 2016. Isso explica outro dado presente no estudo A Conectividade das empresas brasileiras, realizado pela Embratel, apontando que cerca de 55% das empresas começam a adotar o aplicativo como parte da comunicação funcional nos negócios.
Possuir um Whatsapp empresarial amplia suas possibilidades de contato e, consequentemente, suas possibilidades de novas conversões. Ainda mais se considerarmos que há usuários que usam apenas o Whatsapp como meio de comunicação, devida a sua facilidade e gratuidade no acesso à informação.
Com as contas do Facebook e Whatsapp atreladas, é possível descobrir perfis associados àqueles dos quais já possui contato, assim como sugerir amigos e direcionar anúncios baseados nas informações cruzadas entre o aplicativo e o perfil da rede social.
Isso garante um alto alcance do público, numeroso e habituado a checar as novas mensagens, entregues rapidamente em tempo real, aferindo uma maior assertividade na comunicação.

Dinamismo e versatilidade

Por se tratar de um aplicativo de mensagens instantâneas, a velocidade da troca de informação no aplicativo é expressiva, com entrega e recebimento de mensagens asseguradas. O cliente poderá enviar e receber mensagens enquanto se desloca, uma vez que o atendimento pode ser realizado através de seu smartphone.
Isso faz do aplicativo um ótimo meio de comunicação para com seu cliente, que possuirá um atendimento remoto e rápido, possibilitando que o cliente se sinta satisfeito com a marca.
Deve-se considerar também que o aplicativo possui versão desktop, o que ajuda a organizar e acelerar o atendimento que pode ser realizado através do aplicativo.
Mais do que um SAC, as mensagens enviadas pelo Whatsapp empresarial podem abarcar assuntos como relatório de entrega de pedidos, status de vôos, recibos de compras, etc. Isso causa no usuário a sensação de ser lembrado e adiciona ao serviço um caráter informativo e preventivo, bem vistos pelo seu cliente.

Segurança

As mensagens trocadas entre seus clientes e seus negócios são criptografadas. Isso quer dizer que as únicas partes que podem acessar essas conversas são o remetente e destinatários dessas mensagens. Do contrário, caso alguém tente se apossar dessas informações, as mensagens passarão de códigos compreensíveis.

Baixo investimento

O Whatsapp deixou de gerar receita ao barrar as propagandas e anúncios no aplicativo e ao abrir mão do valor mínimo de $1 por ano. Hoje, para o aplicativo cujo download é gratuito, basta que o usuário possua acesso à internet para que todas as informações enviadas a ele sejam acessíveis.
Isso garante uma maior adesão por parte dos clientes, mas também representa uma ampla plataforma de atendimento de longo alcance e de baixo investimento para seus negócios. Assim, enviar códigos promocionais, chamadas e emails marketing podem aumentar expressivamente o número de leads e conversões de sua marca, sem a necessidade de investimentos maiores.

Multimídia

O Whatsapp não se limita a troca de mensagens de textos e ainda oferece a possibilidade de troca de arquivos multimídia como gif, áudios, vídeos e imagens. Isso auxilia na elaboração de estratégias de marketing e conteúdo, uma vez que uma campanha pode facilmente ser disseminada – ou viralizada – pelo alcance do aplicativo.

Lembre-se de não tratar o envio dessas mensagens como o envio de um spam. Para isso, certifique-se de que seu cliente tenha dado a prévia orientação para esse tipo de comunicação.
Mais do que isso, não exagere: seja pontual e objetivo em suas mensagens. Não é a quantidade de mensagens enviadas, mas sim sua qualidade que trarão um melhor feedback para o atendimento de sua empresa.

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