Aprenda como fazer backup dos seus arquivos mais importantes

Saiba como fazer backup e salve os arquivos mais importantes de maneira segura.

como-fazer-backup-dos-seus-arquivos-mais-importantes

O maior medo de qualquer usuário de computadores e celulares é perder os arquivos e fotos que possui. Por isso é muito importante fazer um backup, uma cópia segura de tudo o que você tem. Neste artigo você vai aprender passo a passo como fazer um backup e deixar os seus arquivos em lugares seguros.

O que é backup

Backup é um termo em inglês que significa cópia de segurança. Quando você perde o arquivo original, é possível restaurá-lo acessando a cópia de segurança armazenada.

Quem já passou pela experiência de perder arquivos e ter que refazer todo o trabalho, sabe do que estamos falando. Além disso, com os diversos meios digitais utilizados – celular, tablets e computadores – ter um lugar seguro para deixar os arquivos salvos – é um procedimento altamente recomendável.

Como fazer backup?

Existem diversas maneiras de fazer um backup, salvando os arquivos em um CD, em um HD externo, na Nuvem ou no próprio computador, por exemplo. O ideal é salvar cópias dos arquivos em dispositivos diferentes para não correr o risco de perdê-los.

Armazenar arquivos em mídia física é uma das maneiras mais simples e rápidas de fazer um backup, pois você poderá gravar os dados em CD, DVD e Blu-Ray. É possível baixar programas de gravação de mídias no computador, que irão permitir que você salve seus arquivos com segurança. Vale lembrar que dependendo da quantidade de arquivos, será necessário usar várias mídias, o que complica a organização de todos eles.

Também é possível armazenar os seus dados no pendrive, pois é mais fácil de carregá-lo e organizar os arquivos. Mas lembre-se que se você for salvar muitos arquivos, será necessário um pendrive com grande capacidade de armazenamento, e, talvez, outros dispositivos.

Já o HD externo é uma boa opção para salvar os arquivos, pois possui grande capacidade de armazenamento, é fácil de ser manuseado e pode ser carregado para todos os lados.

Uma das maneiras atuais mais fáceis de salvar arquivos de cópias de segurança é a Nuvem, um serviço online de armazenagem. Algumas Nuvens possuem contas gratuitas e podem ser bem eficazes no armazenamento de arquivos. A Nuvem permite acessar os dados online, de qualquer lugar, sem precisar de mídia física, bastando apenas acesso à Internet. É importante afirmar que além de acessar os arquivos do computador, também é possível acessá-los via tablets e smartphones.

Recomendamos que você verifique com frequência os arquivos salvos, para ter certeza que as cópias estão salvas em segurança.

Gostou do artigo? Comente.


Comente o que achou