Como aprimorar sua inteligência emocional no trabalho

Inteligência emocional no trabalho: é essencial para o crescimento profissional e sua qualidade de vida

Aprimore sua inteligência emocional

Entenda o que é inteligência emocional e qual a sua relevância para a vida profissional

De forma clara, a inteligência emocional (IE) é a capacidade que uma pessoa tem de analisar, compreender, avaliar e administrar as suas próprias emoções.
Diferente do conhecido QI, que sãos as habilidades cognitivas que o ser humano possui, a inteligência emocional é adquirida por meio de suas vivências.
Estudos realizados em um período de 50 anos, confirmam que pessoas com inteligência emocional superaram em 70% as que possuem QI elevado.
Segundo o psicólogo Daniel Goleman, a inteligência emocional possui cinco características, definidas por ele. São autoconsciência, autorregulação, motivação, habilidades sociais e empatia.
Esses cincos fragmentos podem ser aplicados em sua vida profissional e contribuir positivamente para o seu desenvolvimento. Pessoas que têm inteligência emocional, possuem uma enorme capacidade de empatia. Elas avaliam suas atitudes regularmente e controlam suas emoções, promovendo assim, uma boa convivência no ambiente de trabalho.
Os profissionais que possuem IE são auto motivados, persistentes, muito atuantes e determinados em seus objetivos.São características importantes para que o profissional tenha uma carreira bem-sucedida.
Como em todos os aspectos da vida, temos habilidades que são predominantes e outras que encontramos dificuldades em desenvolvê-las. Ter essa consciência já é um sinal de inteligência emocional. O que nos diferencia dos demais é como nos colocamos perante a esses obstáculos.

Como aprimorar sua inteligência emocional

Resiliência e inteligência emocional caminham juntas, de acordo com Goleman. Pessoas que exercitam as cinco características da inteligência emocional tendem a ser mais resilientes, flexíveis, otimistas e mais equilibradas em situações de conflitos.
À medida que o tempo passa, essas pessoas aprimoram sua inteligência e tornam-se cada vez mais resistentes. Elas concentram sua energia em solucionar os problemas e não se apoiam em frustrações que possam atrapalhar o seu desenvolvimento no futuro.
A terapia é uma excelente fonte de ajuda para trabalharmos essas mudanças em nossas vivências. Mas lembre-se, é vivendo em comunidade que aperfeiçoamos esses aspectos. É na relação com o outro que conseguimos aprender e crescer, um processo interno com reflexo no mundo externo, o que nos dá a oportunidade de colocar em prática tudo aquilo que trabalhamos em nosso interior.
Dessa maneira, compreendemos que exercitar nossa inteligência emocional nos traz muitos benefícios para levar uma vida melhor e destacar em nosso ambiente de trabalho.

Você tem exercitado sua Inteligência emocional? Comente e compartilhe conosco as suas dicas e experiências.


Comente o que achou