Como configurar o Google Analytics

Aprenda a usar o Google Analytics, ferramenta oferecida gratuitamente, para aumentar a audiência do seu site.

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Caso você deseje monitorar os dados de tráfego, audiência e conversões de usuários em sua página da web, o Analytics é uma excelente ferramenta. E melhor ainda: é oferecida gratuitamente pelo Google e pode ajudar a coletar informações, criar relatórios e gráficos que são úteis na hora de pensar estratégias para o seu site. Hoje, essa tecnologia se torna quase obrigatória para quem quer ver a sua página crescer. Caso você ainda não tenha configurado o Analytics, acompanhe esse tutorial para aumentar o desempenho de seu website.

  1. Inscrição: Para solicitar o serviço, basta ter uma conta de e-mail Google e se cadastrar diretamente no site da ferramenta. Com cadastro, é possível criar uma conta ou associar outra relacionada a diversos serviços integrados do Google. Um exemplo é o Adwords, que serve para planejamento de anúncios e campanhas de seu site. Para o usuário de outros serviços, a integração permite resultados ainda mais precisos, uma vez que as informações podem ser cruzadas.
  2. Preenchendo o formulário dos dados de sua página: Após criar sua conta no Analytics, você deve preencher um formulário com os dados de sua conta e página. Escolha se deseja acompanhar um website ou aplicativo para celular. Para exemplificar, escolheremos o website.
    Adicione o nome da conta. Cada conta pode ter mais de uma página cadastrada para ser monitorada. Então, prefira nomear a conta com o nome de sua rede ou network, de maneira que seja possível organizar melhor os dados.
    Acrescente o nome do website e URL que quer monitorar. Ele funciona como uma subconta da sua conta principal. E, caso queira inserir mais sites para verificar, os dados nunca se misturarão, uma vez que são separados por nomes e URL’s cadastradas.
    Liste a categoria e o fuso horário para que os filtros estejam ainda mais apurados para a coleta de dados. Finalize o processo clicando em obter ID de acompanhamento.
  3. Configurando o Analytics em seu site: A nova ID gerada, acompanhada de um código fonte, é utilizada nas páginas do site monitorado. Para isso, ela deve ser incorporada no código da página. Existem sites como o WordPress e Tumblr que já possuem plugin ou campos para inserir a ID, mas nos demais casos é necessário informar o código fonte no header do site. Caso sua página tenha sido feita por uma agência e você não tem ideia de como adicionar esse item ao site, basta enviar o código fonte que eles inserem rapidamente.
  4.  Utilizando o Analytics: Uma vez instalado o código fonte, todo o tráfego de seu site será registrado. Ao acessar a sua conta no Analytics, uma série de dados e relatórios serão mostrados já na página inicial de sua conta. É possível refinar as informações conforme os filtros do lado esquerdo da página, podendo selecionar dados geográficos ou tráfego em função de horas. Os relatórios podem ainda ser salvos em pdf ou enviados por e-mail.

As informações geradas pelo Analytics são importantes para repensar estratégias para seu site, sempre considerando os dados de maior e menor audiência. Por isso, se não puder acessar com frequência a página do Analytics, lembre-se de agendar e-mails para receber os relatórios elaborados. Basta clicar no botão e-mail, selecionar o formato do documento (pdf, Excel, etc), o dia da semana que quer receber as análises e a frequência (uma vez, diariamente, semanal, mensal, trimestral). Nas opções avançadas, é possível selecionar e programar para manter a configuração de 1 a 12 meses, ou seja, receber os relatórios por um ano, de acordo com a frequência desejada.
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