Como criar assinatura para e-mail

Ganhe praticidade ao criar assinatura de e-mails.

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A troca de e-mails é muito comum em todos os tipos de negócios. Isso porque o e-mail ainda é muito eficaz no contato com colaboradores, fornecedores e clientes. Além de manter o profissionalismo, o e-mail ainda serve como registro e documentação de transações e recados.
Além de ser visualmente mais bonito, a assinatura de e-mail torna seu envio mais rápido, uma vez que não é preciso digitar os dados de quem redigiu a mensagem – e ainda facilita o acesso de usuários a esses contatos.

Por que criar uma assinatura de e-mail?

O e-mail é um tipo de documentação e, assim como em documentos oficiais, a assinatura e dados pessoais são necessários para a validação do documento.
A assinatura ainda dá um visual mais dinâmico ao correio eletrônico e permite que outras pessoas encontrem facilmente os contatos do autor da mensagem, o que pode ser essencial, sobretudo em momentos de urgência.

O que uma assinatura de e-mail deve ter?

A assinatura de e-mail deve deixar claro de quem é a autoria da mensagem, bem como possuir dados para contato. Por isso, as informações abaixo são essenciais para a criação da assinatura:
Logotipo e nome da empresa
Nome completo do autor do e-mail
Cargo ou função
Endereço
Contatos (Telefone, ramal, e-mail alternativo)
Site da empresa e páginas em redes sociais
Se utilizar um programa de gerenciamento de e-mails, como o Outlook ou Thunderbird, é possível ainda incorporar um certificado digital ao e-mail, validando a sua legalidade e protegendo a sua informação.

Assinatura para e-mail: como criar?

Para adicionar uma assinatura a seu e-mail, é preciso acessar as suas configurações gerais. O caminho percorrido pode variar de acordo com a conta. Aqui utilizaremos as configurações do Gmail, Hotmail e Outlook. Caso não encontre seu e-mail nessa relação, deixe um comentário que o auxiliaremos.
A assinatura pode ser inserida manualmente no campo especificado ou em formato de texto ou imagem.
Caso prefira, utilize um gerador de assinaturas de e-mail online como o Criar um e-mail, ByBrand ou Htmlsig. Eles oferecem opções pagas e gratuitas que auxiliam na criação personalizada de uma assinatura. Basta preencher os campos com as respectivas informações e, ao final, copiar a assinatura e inseri-la na configuração de seu e-mail.

Inserir Assinatura no Gmail

Entre em sua conta Gmail
Clique no ícone
Acesse Configurações
Procure a Opção Assinaturas
Insira manualmente as informações ou cole a assinatura gerada online
Clique em Salvar alterações

Inserir Assinatura no Hotmail

Entre em sua conta Hotmail
Clique no ícone
Acesse Opções
Na aba Layout, selecione a opção Assinatura de e-mail
Insira manualmente as informações ou cole a assinatura gerada online
Selecione Incluir automaticamente minha assinatura em novas mensagens que eu redigir
Selecione Incluir automaticamente minha assinatura em mensagens que eu encaminhar ou responder
Clique em Salvar

Inserir Assinatura no Outlook

Entre em sua conta Outlook
Crie uma nova Mensagem
Em Mensagem, na guia Incluir, selecione Assinaturas e então Assinaturas
Na opção, Selecione a assinatura a ser editada, clique em Nova
Na guia Nova assinatura, dê um nome para a assinatura
Na opção Escolher assinatura padrão, escolha:
Conta de e-mail: conta de e-mail associada a assinatura
Novas Mensagens: assinatura associada a novos e-mails
Respostas/encaminhamentos: assinatura associada a resposta ou encaminhamentos de e-mails
Clique em Editar assinatura
Insira manualmente as informações ou cole a assinatura gerada online
Clique em OK

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