Como criar um cronograma de pautas para seu conteúdo

Conheça algumas dicas para fazer um cronograma de pautas que seja eficiente, informativo e facilite a vida de quem produzirá este conteúdo

como-criar-cronograma-de-pautas

Prover conteúdo para seus clientes exige, além de estudo e muita pesquisa sobre assuntos variados, organização. Fazer um cronograma de pautas que seja eficiente, informativo e facilite a vida de quem produzirá este conteúdo é fundamental para a redação de pautas eficazes.

Este cronograma, além de datas e assuntos, deve ter briefing minuciosamente definido, o direcionamento que o redator deve seguir sobre o assunto. Para auxiliá-lo a montar um cronograma, o DNA do Empreendedor separou uma lista de ações. Confira!

Desenvolvimento da linha editorial

Antes de pensar em produzir algum conteúdo é necessário ter uma linha editorial a seguir. Assim, se o blog ou site de seu cliente tratar de assuntos de saúde, por exemplo, é preciso saber quais assuntos interessariam às pessoas que o seguem – seus pacientes, por exemplo.

Assuntos relativos à saúde, cuidados especiais ou prevenção de doenças e riscos podem agradar àqueles que buscarem o conteúdo. A linha editorial deve estar relacionada ao negócio principal de seu cliente. Além disso, será um guia para que todos os desenvolvedores de conteúdo sigam a mesma estratégia, tanto de assuntos, quanto a forma de escrever.

SEO e as palavras-chave

Quando a linha editorial estiver definida é o momento de pensar em pautas. No entanto, não é um trabalho tão fácil. Muita pesquisa deve ser feita, com base nos assuntos mais procurados em relação a seu público-alvo.

Para saber quais são, vale a pena conhecer um pouco das práticas de SEO (Search Engine Optimization). Saber colocar estrategicamente seu conteúdo, com palavras-chave bem encaixadas, em lugares de relevância, aumenta a autoridade de seu site.

Essas práticas trazem mais visibilidade a seu site ou blog. Não tente fazer a criação de pautas rapidamente. Lembre-se da pesquisa e atenção que o assunto merece.

Quantidade de publicações

Dizem que, se for possível, todo dia é dia de conteúdo novo. No entanto, tente manter ao menos três publicações semanais. A variedade de assuntos, dependendo de seu nicho de atuação, pode ser escassa. Logo, é melhor produzir um pouco menos e apresentar qualidade no conteúdo do que fazer muitos textos que se repetem ou mesmo não têm informações tão concretas. Além disso, os próprios mecanismos de busca vão avaliar o conteúdo publicado e a frequência.

Organização do cronograma de pautas

O cronograma de pautas pode ser estruturado somente com informações mais importantes: assunto, título, palavra-chave, data de desenvolvimento, data de publicação e status. No entanto, quanto mais completo ele estiver, mais condições terão os responsáveis pelo desenvolvimento de pautas de criarem tudo corretamente.

Portanto, optar por mais colunas em seu arquivo não é luxo. Coloque também um espaço para explicações mais detalhadas sobre determinada pauta. Um cronograma ideal utiliza os dados a seguir:

Número do texto

Facilita a busca pelo texto em arquivos, por exemplo.

Editoria ou categoria

Define em qual local será publicado dentro da estrutura de seu site ou blog.

Título

É importante que o título siga em alguma parte a palavra-chave de maior volume. No entanto, o título deve fazer sentido.

Detalhes da pauta

Explica qual o sentido de produzir determinado texto.

Palavra-chave e volume de buscas

Palavra-chave e volume de buscas dela são de extrema importância para determinar o caminho que a pauta deverá ter.

Data para publicação

Determina quando o conteúdo será publicado.

Status final

Espaço para informar em qual estágio a pauta está.

Link da publicação

Espaço para colocar o link da publicação, depois de finalizada.

E você, como cria o cronograma de suas pautas? Comente!


Comente o que achou