Como montar um marketplace

Seja bem-sucedido ao montar seu marketplace

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O marketplace é uma das mais novas e emergentes tendências do mercado digital. Caso pretenda investir nesse tipo de shopping virtual, acompanhe as nossas dicas e saiba como montar um marketplace de sucesso.

O que é um marketplace?

O marketplace é um local de compra virtual integrado que fornece o espaço e a infraestrutura necessários para que outras lojas online exponham e vendam suas mercadorias.

Com uma operação que funciona como um intermediário entre vendedor e comprador, o marketplace ganha uma porcentagem sobre cada transação efetuada, podendo ainda lucrar com anúncios e pacotes de serviços adicionais, como frete mais rápido e seguro contra perda ou roubo.

Dicas para montar um marketplace de sucesso

Para montar um marketplace de sucesso, é preciso se atentar a alguns atributos.

Hospedagem segura

Considerando que seu site se baseará em frequentes transações financeiras, garantir a segurança e estabilidade dessas transações é essencial, bem como assegurar a agilidade do carregamento das informações de produtos e páginas. Para tal, invista em uma hospedagem segura e em um servidor potente.

A Embratel oferece soluções eficientes para uma hospedagem segura aliada a um potente servidor que garante a estabilidade e agilidade de seu site.

Infraestrutura

Por ser um intermediário, seu marketplace é responsável pelas transações. No entanto, o estoque, envio e faturamento da mercadoria fica a encargo do vendedor. Assim, é necessário ter um sólido sistema de gestão financeira que automatize a distribuição de lucros. A nota fiscal emitida pelo marketplace é direcionada ao vendedor e tem base na comissão pela venda.

Para que haja uma maior comunicação entre os sistemas dos vendedores e da loja virtual, invista em API (Application Programming Interface). Elas automatizam a comunicação entre sistemas, sem que haja a necessidade de alterações manuais, o que facilita o trânsito e veracidade das informações de venda, pagamento e frete, interessantes a todas as partes envolvidas no processo de compra.

Avalie seus colaboradores

O bom desempenho das lojas alocadas em seu site eleva sua popularidade, bem como seu mau desempenho aumenta a rejeição de sua página. Para evitar problemas, verifique a reputação e confiabilidade das lojas ingressantes em seu marketplace.

Exija o envio de documentos, CNPJ e documentos dos responsáveis pelas lojas e examine sua situação diante da Receita Federal. Lembre-se que o marketplace é o canal de comunicação entre vendedor e consumidor, sobretudo em caso de reclamações.

Atraia tráfego com marketing de conteúdo

Seu marketplace precisa de relevância para atrair vendedores e consumidores. Para tal, é importante trazer tráfego a sua página. Invista em marketing de conteúdo, compondo conteúdos otimizados segundo os parâmetros de SEO (Search Engine Optimization).

Administre o crescimento simétrico de vendedores e consumidores. Afinal, vendedores querem estar apenas onde estão os consumidores e vice-versa. Pense em ações de marketing e relações públicas, criando um mailing e networking que possam aumentar seu número de vendedores e consumidores cadastrados.

Possui um marketplace? Comente e compartilhe conosco como é gerir uma plataforma desse tipo.


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