5 ações para otimizar o SEO de seu site

Aprenda aqui a otimizar site com dicas indispensáveis de SEO de forma fácil e da melhor maneira possível com o Presença Web.

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Procurar por algo no Google é tão corriqueiro que até virou verbo. “ Googlar”, ou seja, buscar alguma informação, produto, serviço ou mesmo significados e explicações das mais comuns às diferentes é mais do que automático. Aparecer logo na primeira página, por meio de mecanismos de busca, é o que muitas empresas e marcas desejam, sem que precisem pagar por algum tipo de anúncio para que isso aconteça. É o que faz um bom trabalho de SEO (do inglês, Search Engine Optimization).

Otimizar site pelo SEO significa usar algumas técnicas que, por meio de palavras-chaves corretas e devidamente colocadas, somadas a um conteúdo de relevância, fazem com que os motores de busca posicionem o site à frente de outros. As chances de sucesso de seu negócio são grandes quando você está bem posicionado, pois os acessos serão mais fáceis aos seus produtos ou serviços. Entretanto, há uma série de estratégias que devem ser seguidas para que o SEO cumpra seu papel. Separamos as cinco principais!

Leia mais:  O que é SEO?

1) Títulos, subtítulos e conteúdo

Para que a otimização de seu site comece de forma correta, é preciso se preocupar com todos os detalhes. Ao produzir um conteúdo, você deve atribuir uma escala para a informação. Assim, vale abusar dos subtítulos. O primeiro, o título principal, deve estar entre <h1> antes e </h1> para encerrar a sentença.

Aqui começa o empenho em incluir as palavras-chaves. São aquelas que, em determinado assunto, tem o maior volume de busca e são peças fundamentais para o início de sua estratégia de SEO. É importante que este título contenha uma das palavras-chaves em sua composição. Faça o mesmo com os subtítulos atribuindo o <h2> e </h2>, <h3> e </h3>. Estas ações simples tornam o texto mais fácil de ser localizado pelos mecanismos de busca. Ao final do texto, procure repetir mais uma vez a palavra-chave principal, se possível.

O conteúdo produzido e apresentado em seu site deve ser sempre original, leve, responsável e natural. Procure, primeiramente, entender o que seu público busca em um material. Além disso, leia os comentários, responda as dúvidas e use também este espaço a favor de sua empresa. E nunca, em hipótese alguma, faça um site em que o visitante fique perdido em meio a muitas informações.

2) Importe-se sempre com as URLs e imagens

Ao criar seu conteúdo preocupe-se também com a URL que ele vai gerar. Nunca deixe, por exemplo, o endereço de acesso como “minhamarca.com.br/pg-1.html”. Uma ideia é escrever nomes relevantes e que também contenham as palavras-chaves, pois estas também são indexadas pelos robôs de busca.

O mesmo vale para as imagens que você usará em seu conteúdo. Antes de colocá-las no ar, renomeie todas com a sentença de palavra-chave. Além disso, coloque uma tag title para mostrar ao buscador o que são as imagens. Assim, a probabilidade de figurar entre os primeiros localizados aumenta.

3) Site leve, presente e responsivo

Ninguém quer acessar a um site que demore muito para carregar. Para saber se seu site está no caminho certo, use alguma ferramenta gratuita para avaliar a velocidade de navegação e carregamento. Além disso, todos querem que seu site funcione bem em todas as plataformas (computadores, celulares, tablets e até televisores). Pois não é que o Google também quer que isso aconteça? É o que torna o seu site responsivo.

Outro fator, não menos importante, é a participação ativa nas redes sociais que tenham a ver com o seu negócio. E não se esqueça de deixar em todos os cadastros, o endereço do  seu site. O Google também as coloca na busca. Portanto, rede social criada; rede utilizada. Nunca as deixe abandonadas, pois isso depõe contra você e suas práticas de SEO.

4) As ferramentas para aparecer

Faça seu site aparecer por meio das ferramentas que o próprio Google oferece. Para tanto, abuse e use do Google Analytics, Webmaster Tools, Google Meu Negócio, entre outras. Certamente, após observar os resultados por meio destas ferramentas, você as terá como aliadas em suas ações de SEO.

5) Faça um mapa para o robô

Agora que já aprendeu a maior parte de itens necessários para otimizar o site, um último toque é fundamental para que todo o trabalho anterior não seja desperdiçado: o uso do sitemap. E o que isso significa? O sitemap é o que guia os robôs do mecanismo de busca entre as páginas de seu site. Para desenvolvê-lo de forma rápida e segura, procure dicas e ferramentas prontas. Salve este conteúdo em “minhamarca.com.br/sitemap.xml” e deixe que os robôs achem seu site mais facilmente. Seguindo à risca todos estes passos as chances de seu site figurar entre os primeiros são enormes!

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4 comentários

  1. thaisa ganga Responder

    Achei confuso… por exemplo, cadastro a venda um colar de correntes na cor turquesa em meu site, nas opções de busca insiro por exemplo:
    Colar de correntes, colar da moda, colar turquesa, etc…. devo colocar essas palavras separadas pelo caractere ??
    grata
    Thaisa

    1. Dna do Empreendedor Responder

      Oi Thaisa, obrigado por comentar. Quando você cadastra as palavras chaves, sempre procure separá-las por vírgulas. Utilizando o seu exemplo, você cadastraria “colar de correntes, colar turquesa, colar de correntes turquesa” etc. Entretanto, na ora de dar nome a imagens e URLs, sempre separe as palavras por hífen: “colar-de-correntes-turquesa”, por exemplo.

  2. nilda silva Responder

    Gostei mas ainda estou meia confusa mas vou ler mais pra entender melhor

  3. Marcelo Reis Responder

    Muito boa a matéria, otimas dicas para melhorar a visualização do site.