Como reduzir custos operacionais de sua empresa?

Na hora de fechar as contas percebeu que sua empresa está gastando muito? Então confira nossas dicas sobre como reduzir custos

como-reduzir-custos-operacionais-de-sua-empresa

Mesmo quando as coisas vão bem nos negócios, é sempre bom saber se os seus gastos estão sendo eficientes. Afinal, o dinheiro que você está gastando poderia ir para um investimento na sua infraestrutura ou outras partes do negócio.

Por isso reveja sua planilha de gastos e tente entender quais deles podem ser supérfluos. Não pense que, para reduzir custos serão necessários cortes bruscos ou piores condições de trabalho, até porque muitas dessas soluções são, na verdade, mais práticas e otimizadas para uma empresa, não importando o tamanho dela.

Dicas para reduzir gastos

Papel

No começo parece insignificante, mas você já parou para pensar na quantidade de papel que sua empresa gasta? Impressões, memorandos, papéis de anotação, notas fiscais – tudo isso pode ser substituído por ferramentas digitais. Trabalhe mais em e-mails e envie arquivos em pdf, poupando o papel para documentos importantes, como contratos ou impressão de boletos.

Copos de água e café

Gastar muito em copos plásticos, assim como em papel, além de ser um desperdício de dinheiro, também faz mal para o meio-ambiente. Substitua por copos de vidro e motive seus funcionários a utilizar garrafas de água próprias e canecas. Dessa forma, o seu orçamento e o meio ambiente agradecem.

Energia Elétrica

Praticamente todas as atividades de nosso dia dependem da eletricidade, desde nos conectar à Internet até iluminar ambientes. Talvez por seu uso ser tão comum, nós não percebemos como desperdiçamos esse tipo de energia.

É claro que não vamos falar aqui para você e sua empresa trabalharem no escuro – mas alguns custos com eletricidade podem ser facilmente cortados. Além de utilizar lâmpadas mais econômicas, experimente manter desconectados computadores quando fora de uso e lembre-se sempre de desligar o ar-condicionado quando fechar o escritório.

Gostou deste artigo? Comente!


Comente o que achou