Criar plano de ação 5w2h

Com 5W2H é mais fácil traçar estratégias para seus negócios

montar-plano-acao-5w2h

Traçar estratégias de crescimento e otimização de processos para a sua empresa é essencial para a sua vida financeira e sua permanência no mercado. O plano de ação 5W2H é capaz de corrigir erros de processo, otimizar e impulsionar os seus negócios. Caso queira ampliar os negócios, saiba como montar uma estratégia 5W2H e usá-la ao seu favor.

O que é um plano de ação 5W2H?

A estratégia ou plano de ação 5W2H é uma análise geral de uma situação, contexto ou processo de sua empresa que visa levantar características e problemáticas a fim de encontrar soluções.
Ele funciona como um checklist ou mapeamento de atividades, detalhado, tendo o objetivo de compreender a raiz de um problema e sua solução.
Para tal, uma série de perguntas devem ser feitas de maneira que se crie um corpo da situação ou problemática para ser analisado. As perguntas realizadas nomeiam, a partir de suas iniciais, em inglês, esse plano de ação:
What: O quê?
Why: Por que?
Where: Onde?
When: Quando?
Who: Quem?
How: Como?
How much: Quanto? (tempo e dinheiro)
Há quem também nomeie o plano como 5W1H (não utilizando How much) ou 5W3H (considerando ainda How many, “quantas vezes ou quantas pessoas”)

montar-plano-5w2h

Aplicando um plano de ação 5W2H

Essa estratégia pode ser útil em dois momentos: na identificação de um problema e no planejamento de uma solução.
Para sua aplicação, é aconselhável que se crie uma tabela que contenha as perguntas e respostas de um determinado contexto, de maneira que a situação se torne mais facilmente visível ou compreensível.
O detalhamento de um contexto ou plano de ação deve ser tão detalhado quanto em um processo de criação de uma persona, estratégia que ajuda a compreender o target ou público a ser atingido e quais ações essa estratégia pode gerar.
Acompanhe os exemplos abaixo para compreender melhor como aplicar um plano de ação 5W2H.

Identificando um problema com 5W2H

Vamos considerar a rotina de uma agência de publicidade. Existem diversas entregas pendentes e alguns dos departamentos demonstram dificuldades em sua carga de trabalho. É possível fazer o download das planilhas usadas nos exemplos para uso posterior, conforme a sua necessidade.
Para exemplificar, vamos considerar que as áreas de dificuldade são Edição de Vídeo e Equipe de Criação. Respondendo às perguntas do questionário 5W2H, podemos entender os entraves ao estruturar a seguinte planilha.

planilha-5w2h
Modelo de planilha 5w2h

Uma vez que o problema foi identificado, é possível usar a mesma estrutura para arquitetar um plano de ação corrigindo tal falha.

Criando um plano de ação com 5W2H

Utilizando os dados obtidos na identificação de uma problemática, podemos uma vez mais responder as questões da planilha 5W2H e propor as seguintes soluções.

planilha-5w2h-b
Modelo de planilha 5w2h

Nesse caso, podemos entender as causas e efeitos de um problema e criar ações corretivas que evitem multas e aumente as possibilidades de lucro.
A mesma linha de raciocínio pode ser usada para traçar planos de crescimento: considere o que quer fazer, como o fará, porque o fará, etc. Assim, tendo uma visão da situação como um todo, é possível calcular se a tática de crescimento é possível e quando deve ser feita.

Gostou do artigo? Comente e compartilhe conosco suas dúvidas e opiniões.


Comente o que achou