Dez passos para criar uma apresentação eficiente

Planejar o conteúdo, estudar os conceitos, ser conciso e coeso e, principalmente conhecer o público que a verá estão entre os passos para criar uma apresentação eficiente

dez-passos-para-criar-apresentacao-eficiente

Não basta que uma apresentação seja apenas bonita. A divulgação do seu produto ou serviço vai muito além disso. Portanto, para criar uma apresentação eficiente, um bom planejamento de ações e direcionamentos deve ser feito.

Planeje a apresentação

A apresentação deve ser pensada antes, durante e depois da produção, para que cause impacto positivo em seu público. Confira dez passos para que sua apresentação cause o retorno desejado:

1) Trace um objetivo

Antes de tudo trace um objetivo para sua apresentação. Conhecer o produto que será apresentado é fundamental e ninguém é melhor para fazer isso do que você mesmo. Informe-se sobre cada detalhe antes de montar sua apresentação, para não deixar nenhuma dúvida escapar na hora H.

1) Conheça o seu cliente

Outro ponto fundamental é conhecer o seu cliente. Saber os motivos pelo qual ele está ali. O motivo de ele ter escolhido te ouvir, bem como procurar por seu produto ou serviço. Compreender suas necessidades e fraquezas é uma boa dica. Saber para quem está vendendo é imprescindível.

3) Faça um cronograma

Crie um contexto bem estruturado com início, meio e fim, para não se perder no meio da apresentação e aproveitar bem o tempo que terá para desenvolvê-la.

4) Escreva

Antes de iniciar a montagem no software escolhido, escreva em forma de texto tudo que irá apresentar para seu público. Essa técnica ajuda a memorizar o conteúdo e lembrá-lo na hora de expor.

5) Não escreva muito

Tome cuidado: a apresentação não deve estar muito poluída. Faça tópicos e não escreva textos corridos. Utilize apenas algumas palavras como referência para se lembrar do que deve dizer.

6) Coloque emoção

Não leia tudo que está na tela. Isso causa cansaço a quem está ouvindo e pega mal. Coloque emoção naquilo que se fala.

7) Exemplifique

exemplos, e fale com convicção no que acredita, sendo verdadeiro consigo e com o próximo.

8) Coloque gráficos

Estatísticas sempre chamam a atenção. Prenda a atenção do cliente exemplificando com fatos concretos e reais.

9) Estude

Após terminar de criar a apresentação, faça um profundo estudo sobre ela. Leia do início ao fim. Ninguém pode saber mais sobre ela do que você. Isso é a sequência da primeira dica.

10) Marque um reencontro

Um segundo encontro deve ser agendado para cativar a confiança no cliente e reforçar o seu interesse nas duas causas: vender e garantir a eficiência do produto.

Softwares para criar apresentação

Existem inúmeras ferramentas utilizadas para criar uma apresentação. Pesquise as ofertas disponíveis no mercado e decida qual possui as melhores características para o que você procura para a sua apresentação.

Você faz suas apresentações de forma estruturada? Comente!


Comente o que achou