Google AdWords: como funciona?

Entenda o Google Adwords como funciona de verdade e tire todas as suas dúvidas para criar uma campanha de sucesso. Leia já e otimize seus resultados

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Você já reparou que, ao fazer uma busca no Google, alguns resultados são sinalizados como anúncios? Esses são resultados fazem parte da chamada busca paga, ou seja, empresas que contratam o Google para aparecer conforme algum termo ou palavra seja buscado. Diferente da busca orgânica, que depende uma série de fatores do algoritmo de buscas, esses anúncios são gerenciados pelo Google Adwords.

O que é o Google Adwords

O Google AdWords é a ferramenta do Google para publicidade. Com ela você pode configurar e gerenciar seus anúncios, escolhendo o público para quem a mensagem será exibida, delimitando quesitos como região geográfica, idade e sexo da audiência.

Para exibir os anúncios, o Google AdWords trabalha por meio das palavras-chaves que são encontradas pelos robôs de busca por sua relevância, que pode ser determinada pelo volume de buscas e por quanto você deseja pagar por elas. Quanto maior o volume de buscas de sua palavra-chave, maior é a chance de o seu anúncio ocupar a primeira posição.

Leilão, relevância e qualidade

São três os fatores principais que levam seu anúncio ao topo: leilão, relevância e qualidade. Cada anúncio é cobrado do anunciante de acordo com a quantidade de cliques que receber. É você quem vai definir quanto quer pagar por esse clique, o que a ferramenta determina como lance. Esse modelo de pagamento é chamado pelo Google de leilão. Ao criar o anúncio de sua empresa ou produto, defina um lance inicial para a campanha. Os passos estão explicados nos links que Google AdWords oferece, não se preocupe.

A palavra-chave, como explicado no tópico anterior, é a aquela palavra ou ou frase que, por seu número de buscas, torna-se mais importante que as outras. Dessa maneira, o Google determina a relevância do seu anúncio.

Por fim, o Google também avalia a qualidade da propaganda. Com notas entre zero e 10, as variantes para atribuição de notas mais altas passam por quesitos como taxa de cliques, importância do anúncio em relação à palavra-chave e a qualidade da página para onde a audiência é direcionada ao clicar no anúncio.

Como criar uma campanha

Primeiramente, é preciso criar uma conta no Google AdWords e, assim que este passo estiver concluído, clicar em “Começar agora”. Em seguida preencha o endereço de e-mail e coloque o site de sua empresa (nos campos relacionados a estes). Caso sua empresa já tenha uma conta no Google (e-mail, por exemplo) é possível fazer o login usando os mesmos dados.

Os anúncios serão direcionados a determinada região e a cobrança estará de acordo com a moeda local. Basta confirmar e escolher a forma de pagamento mais adequada para a sua empresa: boleto, pré-pago ou pós-pago, com cartão de crédito. Para finalizar, coloque os dados para emissão de nota fiscal.

Como configurar sua campanha

O primeiro passo é definir seu objetivo. Para isso, você precisa considerar qual retorno espera ao realizar o seu anúncio. Isso pode ser: vender um produto, divulgar um conteúdo, atrair mais visitas para o seu site e até novos cadastros no seu formulário de contato.

Assim que este objetivo for decidido, o próximo passo é definir o que fará parte do seu anúncio. O objetivo é vender um produto ? Qual é esse produto? A sua opção é divulgar um conteúdo? Qual será? E lembre-se de pensar do ponto de vista do seu cliente, considerando o que poderá atrair a sua atenção e garantir uma boa experiência.

Agora entram as palavras-chave. Em relação a seu produto ou serviço, pense na forma como o seu consumidor procuraria pela sua empresa em uma busca online. Verifique o volume de buscas que essas palavras possuem com a ferramenta Keyword Planner, do próprio Google. Escolha as de maior número e menor custo, se possível.

Comece seu anúncio

Com o levantamento das palavras-chaves em mãos, clique na aba “campanha” e escolha o item “Criar sua primeira campanha. Configure o tipo; dê um nome a ela; selecione o idioma e aos dados demográficos; informe o valor do lance ou escolha “lance automático” para que o Google o defina; determine um orçamento diário (o valor máximo que você poderá gastar por dia) e salve todas as configurações escolhidas.

Etapa final

Agora que o entendimento sobre como funciona o Google Adwords está um pouco mais claro, falta apenas um pequeno passo: a integração do Google AdWords ao Google Analytics. Esta é a ferramenta que vai monitorar tudo o que acontece em sua campanha, além de exibir os resultados de visitas, cadastros e vendas que seu anúncio gerou.

É no Google Analytics que os resultados são mensurados, bem como as impressões avaliadas, quantas pessoas, divididas por região, sexo, idade foram atingidas e ainda quanto foram os cliques e o que isso rendeu ou custou a sua empresa.

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