O que é e como criar um robots.txt

Arquivo indispensável para a manutenção de um site, o robots.txt é uma prioridade no início de qualquer projeto.

como-criar-robots-txt

Seu site precisa ser encontrado na Internet por meio de buscadores, certo? Para que isso aconteça, além da indexação, algumas ações são necessárias. Há também aquelas páginas que devem ficar escondidas, para que nenhum robô de busca as encontre. Elas normalmente entram no padrão do “Protocolo de Exclusão de Robôs”, que conta com os arquivos robots.txt.

Mas, para que serve e como criar o robots.txt? Fundamental no desenvolvimento de qualquer página, é este arquivo, localizado dentro do diretório raiz de seu site, que informa aos robôs que determinada informação não pode ser lida.

robots.txt e sua importância

Para entender um pouco melhor o que acontece com os buscadores é bom saber que todos eles possuem os webcrawlers ou bots (robôs de busca). Peças fundamentais em todas as buscas, todos os buscadores têm suas próprias. Mesmo que o robots.txt iniba a localização de algumas páginas pelos buscadores é bom lembrar que não se trata de um arquivo de segurança, uma vez que todos que tiverem acesso ao diretório raiz, por exemplo, conseguem acessá-lo.

Ao estruturar o seu site, é essencial que seja criado apenas um robots.txt. Caso mais de um for criado em qualquer outro diretório, há o risco de ocorrer conflitos e ele não poderá ser acessado.

Como criar o robots.txt de seu site

Para criar seu arquivo robots.txt, você pode usar o bloco de notas de seu computador e escrever os códigos. Existem também os geradores automáticos de robots.txt.

Caso use alguma ferramenta como o Presença Web, da Embratel,  um assistente da plataforma poderá ajudar.

Acessá-lo é simples. Basta clicar em configuração do site; depois em Acesso do Rastreador e, logo que abrir a página, em Gerar robots.txt. Quando o processo estiver concluído, é só baixar o arquivo e inseri-lo na raiz de seu site.

Gostou das nossas dicas? Comente!


Comente o que achou