Passos para disseminar a missão da empresa entre os colaboradores

Mais do que mero conceito, a missão da empresa é parte fundamental do desempenho de um negócio, definindo o que a empresa é e em que ela...

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Mais do que mero conceito, a missão da empresa é parte fundamental do desempenho de um negócio, definindo o que a empresa é e em que ela se destaca em relação às outras. Disseminar a missão para seus colaboradores é importante para que as ações diárias estejam alinhadas, impactando positivamente na percepção de todos os stakeholders em relação à empresa e produtos. Saiba como disseminar a missão da empresa aos seus colaboradores.

O que é a missão de uma empresa?

A missão define os propósitos de uma empresa, bem como de seu produto ou serviço. Associada ao externo, ela visa entender e atender demandas do mercado e responde às questões:
Por que existe?
O que faz?
Para quem faz?
Definir uma missão para sua empresa é também delimitar as ações de seu negócio, já que cada tomada de decisão terá como base e deverá ser coerentes com a missão estabelecida.
Além da missão, os valores (ética e comportamento) e a visão (definição dos rumos da empresa) são essenciais para a administração de um negócio, bem como a definição de um perfil e postura.

Como a missão de uma empresa afeta seu negócio?

Intimamente relacionada aos valores e visão, a missão ajuda a definir estratégias, ações e investimentos de seus negócios, uma vez que elas devem estar de acordo com o propósito da empresa. Negócios que atendem públicos de nicho, por exemplo, não investirão ou criarão ações que possam prejudicar ou ofuscar o público que atendem.
É também a coerência entre as opiniões e postura da empresa e de seus colaboradores que garantem o sucesso da missão, uma vez que o produto ou serviço oferecido é resultado de um trabalho em conjunto.
Se colaboradores não concordarem com a missão, valor e visão de seu empreendimento, a qualidade ou correlação de seu produto pode estar comprometida, o que leva à falha da missão. Por isso, faz-se necessário que ela seja disseminada entre seus colaboradores.

Como disseminar a missão de uma empresa?

A difusão da missão, valores e visão é feita por meio de ações concomitantes e complementares.
A criação de guias e manuais serve como material didático e informativo que facilita a compreensão dos colaboradores ao que se refere à missão da empresa.
No entanto, é importante que esse material não se limite ao nível textual. O uso de diferentes mídias como banners, jogos lúdicos, palestras e treinamentos ajudam a entender e tornar a missão um hábito. Documentários, reportagens e filmes também podem ilustrar, na prática, como a missão influencia nos negócios.
É imprescindível que as ações e posturas de líderes sirvam como modelo e estejam conforme a missão da empresa, de maneira que os colaboradores possam, além de se espelhar num modelo, entender na prática o que a missão da empresa quer dizer.
Estratégias de Endomarketing e Comunicação Interna, ajudam o colaborador a incorporar a missão aos seus hábitos e linguagens, fazendo da teoria uma realidade e a disseminando-a naturalmente entre os outros colaboradores.

Qual é a missão de sua empresa? Comente e compartilhe conosco as suas estratégias para disseminar a missão entre seus colaboradores.


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