Saiba como fazer backup de seus sites

Fazer o backup de seu site é essencial para a segurança de suas informações e negócio. Veja as nossas dicas de backup em sites.

Como fazer backup de site

Para o empreendedor, manter um site é essencial para o alcance de novas pessoas e novos negócios. Os conteúdos e dados gerados por um site são essenciais para a posição do site em motores de busca e para a elaboração de estratégias de marketing. Perder essas informações por mau uso ou acidente, pode trazer prejuízos para os seus negócios. Por isso, é essencial realizar, frequentemente, backups dos sites de sua marca.

O que é backup?

O backup é uma cópia de segurança de documentos digitais. Ele serve como prevenção para eventuais erros e perdas de dados de um site ou disco-rígido (hard disk).

Essas cópias de segurança devem ser realizadas com frequência, de maneira que sempre se tenha uma cópia atualizada. Elas podem ser salvas em unidades físicas, como pen-drive ou CD, ou mesmo em Nuvem (Cloud Computing). Assim, nenhuma informação importante, pessoal ou profissional, se perderá.

O backup é uma prática essencial para o empreendedor que não deseja pôr em risco leads, dados de transações e a própria estrutura do site.

Backup de sites: o que fazer?

Antes de mais nada, para realizar o backup de seu site é preciso definir quais dados exatamente serão salvos. Caso deseje salvar todos os arquivos, assim como os dados referentes à própria estrutura do site, o arquivo gerado será muito grande e isso poderá exigir um investimento em um disco rígido maior ou em um plano de Nuvem (Cloud Computing).

Em geral, domínios gratuitos não possuem serviços de backup ou possuem serviço limitado a elementos básicos. Mais do que conteúdos e comentários do site, há uma série de arquivos, como leads, banco de dados e código fonte que merecem ser conservados.

É possível contratar serviços e ferramentas de hospedagem e backup, com diferentes faixas de preço que variam conforme o tamanho e tipo dos arquivos que serão armazenados. Há também ferramentas gratuitas como o FileZilla, que ajuda a criar arquivos FTP (File Transfer Protocol), arquivos que transfere informações para a web a partir de um servidor.

Para quem utiliza WordPress, é possível instalar um plugin que permite o backup automático e manual de seu site. Em geral, os plug-ins são pagos e suas versões gratuitas são limitadas, mas todas realizam bem as suas tarefas. Dentre os plug-ins disponíveis, destacam-se o VaultPress, desenvolvido por Matt Mullenweg, co-fundador do WordPress, com diversos planos, e o BackUpWordPress, que possui versão gratuita.

Para usuários do Blogger, existe a possibilidade de fazer uma cópia de segurança de páginas, postagens e comentários já dentro das próprias configurações. Basta fazer o login em seu blog e realizar o seguinte percurso:

configurações > Outro > Importar e fazer backup > Fazer backup do conteúdo

Caso seu site tenha uma hospedagem paga, provavelmente ele já possui serviço de backup integrado e gratuito. Nesses casos, a maneira como o backup é realizada vai depender de seu servidor – que pode ou não possuir ferramentas ou programas específicos para essa tarefa. O ideal é entrar em contato com o suporte de sua hospedagem e verificar como o serviço pode ser realizado.

Dicas gerais para o backup

Faça backup de seus arquivos ao menos uma vez por semana, para que não haja grande desfalque de informações em caso de perda.

Lembre-se de separar e etiquetar bem os backups em unidades físicas, mantendo-os em locais seguros.
Se salvar seus arquivos direto no servidor ou em Nuvem, lembre-se de nomear e organizar minuciosamente em pastas os arquivos digitais. Isso facilita o acesso aos dados e evita a recuperação de dados de versões desatualizadas.

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